DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2021

 

 

A LEITURA DE ROMANCES NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: entre obras literárias canônicas e suas adaptações.

AUTOR(A): ADRIANA SILVA DE ASSIS

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

O PERÍODO SIMPLES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de ensino com foco na composicionalidade linguística.

AUTOR(A): CLAYNILTON JOSÉ PEREIRA DO VALE

Orientador(a): Profa. Dra. Nize Paraguassu Martins

 

CENAS DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O FILME COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DO GÊNERO COMENTÁRIO CRÍTICO.

AUTOR(A): CLÊNIA MARIA OLIVEIRA LIMA

Orientador(a): Profa. Dra. Shirlei Marly Alves

 

 

LEITURA E PERFORMANCE DE TEXTOS DA DRAMATURGIA PIAUIENSE EM TURMAS DO 9º ANO: Gomes Campos, Fontes Ibiapina e Ací Campelo em cena.

AUTOR(A): JANAÍNA SARAIVA VARÃO

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

OPERADOR ARGUMENTATIVO MAS EM SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS: uma análise da competência discursiva na produção de textos de alunos do 8° ano.

AUTOR(A): JOANÍZIA IZIDORIO MOURA

Orientador(a): Prof.ª Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

VIDEOCLIPE NA FORMAÇÃO DO LEITOR: PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUTOR(A): KÁTIA DE ARAÚJO LUZ

Orientador(a): Prof. Dra. Shirlei Marly Alves

 

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE ORTOGRAFIA: implementação de estratégias específicas ao aluno surdo.

AUTOR(A): LEONILDES SOUSA PINHEIRO

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

A INFERÊNCIA NA LEITURA DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS AOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUTOR(A): NATHALEE PALOMA SOUZA VIEIRA

Orientador(a): Profa. Dra. Shirlei Marly Alves

 

 

O APAGAMENTO DA NASAL EM VERBOS NA 3ª PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO: um estudo de base fonológica.

AUTOR(A): RAIMUNDA HILSA ALMEIDA PORTEL JORGE

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

A POESIA NO CONTEXTO ESCOLAR: estratégias de leitura para a formação do leitor do 6º ano do ensino fundamental.

AUTOR(A): TATIANE DUTRA DE SOUZA

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

VOCALIZAÇÃO DA LATERAL /l/: uma análise da escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, à luz da Teoria da Sílaba.

AUTOR(A): THAYRINNE YASMIN PEREIRA CORRÊA

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

GÊNERO CRÔNICA NA SALA DE AULA: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental.

AUTOR(A): VÂNIA CRISTINA PIEROTE MACHADO

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Co-orientador(a): Profa. Dra. Maria Suely de Oliveira Lopes

 

 

A ACENTUAÇÃO GRÁFICA NA ESCRITA DOS ALUNOS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na perspectiva da sílaba.

AUTOR(A): YAPONIRA DIAS DOS SANTOS

Orientador(a): Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2020

 

 

A COESÃO REFERENCIAL NA PRODUÇÃO DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS POR ALUNOS DO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE OEIRAS(PI)

AUTOR(A): JOELMA PEREIRA DE SOUSA

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Co-orientador(a): Profa. Dra. Shirlei Marly Alves

 

 

A CONDUÇÃO DE INFORMAÇÕES EM RESENHAS DE OBRAS LITERÁRIAS PRODUZIDAS EM TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI

AUTOR(A): JERSONIAS MARINHO DE ARAÚJO

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

A ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo dos erros ortográficos à luz da Teoria da Fonologia Natural com ênfase nos processos de acréscimo e subtração

AUTOR(A): MARIA ROSA DE ALENCAR MOTA

Orientador(a): Profa. Dra Lucirene da Silva Carvalho

 

 

A VÍRGULA EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise de usos não convencionais na perspectiva da prosódia

AUTOR(A): MARLANGE BENVINDA DOS SANTOS BRITO

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

ABORDAGEM DE ORAÇÕES COMPLETIVAS NOMINAIS E OBJETIVAS INDIRETAS NO GERATIVISMO: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental

AUTOR(A): CECÍLIA MARIA DE OLIVEIRA MOITA

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

DO CELULAR AO CADERNO: um estudo sobre motivações fonético-fonológicas na escrita digital e seu reflexo nas produções textuais

AUTOR(A): FRANCISCA PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM LEITURA E ESCRITA DE FANFICS NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa

AUTOR(A): MARIA BETHÂNIA DOS SANTOS ALMEIDA

Orientador(a): Profa. Dra. Shirlei Marly Alves

 

 

INADEQUAÇÕES DE CONCORDÂNCIA VERBAL NA 3ª PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de análise linguística

AUTOR(A): ARLY GONÇALVES DIOGO DOS SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

INTERFACES ENTRE ENUNCIADOR E SUJEITOS GRAMATIAIS: Implicações e complicações para o Ensino das frases em Língua Portuguesa

AUTOR(A): EULENICE MINEIRO SILVA

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

LEITURA E FAKE NEWS: estratégias para o reconhecimento de fato noticioso falso por alunos do 9º ano

AUTOR(A): GERSON SOUSA FÉLIX TEIXEIRA

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS PREPOSIÇÕES NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões semânticas sobre o emprego das preposições

AUTOR(A): GÉSSICA FERREIRA CARVALHO PESSOA

Orientador(a): Profa. Dra Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins

 

 

O MINICONTO NO CONTEXTO DE SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DA CRÍTICA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA

AUTOR(A): FRANCISCA CAROLINA SOUSA SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

O USO DO ACENTO GRÁFICO POR ESTUDANTES DO 9º ANO: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica

AUTOR(A): RAIMUNDA FERREIRA GOMES COELHO

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

PROCESSOS DE HIPER E HIPOSSEGMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica e seus constituintes

AUTOR(A): SOLANNA CRISTHINA MENDES NÓBREGA

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

SEMÂNTICA FORMAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de análise e reflexão dos pronomes indefinidos

AUTOR(A): RIVANILDO DA SILVA BORGES

Orientador(a): Profa. Dra. Nize da Rocha Santos Paraguassú Martins

 

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2019

 

 

A ARQUITETURA INTERNA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: análise das produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental

AUTOR(A): VIRGÍNIA MARTA DO NASCIMENTO CASTRO

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

A ESCRITA DE VERBOS TERMINADOS EM AM E ÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo dos aspectos prosódicos do acento

AUTOR(A): CLAUDECY ALVES DOS SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

A POESIA DE MANOEL DE BARROS NA SALA DE AULA: “para encontrar nas palavras novas coisas de ver”

 AUTOR(A): NAIANNA KARLA DE SOUSA SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Suely de Oliveira Lopes

 

 

A TRANSLINEAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TIANGUÁ-CE: uma análise à luz da teoria da sílaba

 AUTOR(A): AMANDA MOREIRA DE SOUSA SANTANA

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

ANÁFORA: mecanismo coesivo de referenciação nas produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental

 AUTOR(A): LUCILENE SAMPAIO ARAÚJO

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

APAGAMENTO DO R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano

 AUTOR(A): JORGE DIEGO MARQUES FONTENELE

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ÀS MEMÓRIAS LITERÁRIAS: estratégias de letramento literário no Ensino Fundamental II

 AUTOR(A): LUCILENE COSTA ALMEIDA DE SOUSA

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

CONTOS DE MACHADO DE ASSIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de leitura para a formação do jovem leitor

 AUTOR(A): DENISE CRISTINA RODRIGUES OLIVEIRA

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Suely de Oliveira Lopes

 

 

DA TEORIA LITERÁRIA À PRÁTICA DE LEITURA DE CONTOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 AUTOR(A): MARIA EUNICE LIRA TEIXEIRA ANDRADE

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Suely de Oliveira Lopes

 

 

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DO TEXTO: um trabalho de leitura com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

 AUTOR(A): VALDELISE PEREIRA DOS SANTOS

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

LEITURA DE BEST-SELLERS: desafios à escola na formação do leitor

 AUTOR(A): LUZIMAR SILVA DE LIMA

Orientador(a): Profa. Dra. Shirlei Marly Alves

 

 

LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO ATRAVÉS DAS EXPRESSÕES NORDESTINAS NA LITERATURA DE CORDEL

 AUTOR(A): TÂMARA PRISCILLA DA SILVA OLIVEIRA

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

O ENSINO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo do gênero notícia no 8º ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes – PI

 AUTOR(A): FERNANDO LUIZ LIBERATO MORAES

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

OS PROCESSOS REFERENCIAIS NA (RE)ESCRITA DE TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO: um destaque para a anáfora

AUTOR(A): MARTON GOMES LIMA AMORIM

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: da cultura local à cultura escolar

 AUTOR(A): ROSANA FERREIRA ROMÃO RODRIGUES DA SILVA

Orientador(a): Profa. Dra. Shirlei Marly Alves 

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL, REVISÃO E REESCRITA: uma análise de textos de alunos de 6º ano do ensino fundamental

 AUTOR(A): OSCARINA DE CASTRO SILVA FONTENELE

Orientador(a): Pedro Rodrigues Magalhães Neto

 

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2018

 

 

A REGÊNCIA VERBAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR(A): JOSÉ BENEDITO NASCIMENTO DE SOUSA

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

  

AS ANÁFORAS ENCAPSULADORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

 AUTOR(A): AYRA RAQUEL LEAL OLIVEIRA

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

 

AS RELAÇÕES DE PREDICAÇÃO: uma proposta de análise linguística para o 7º ano do Ensino Fundamental

 AUTOR(A): LUCÉLIA SARAIVA DE ABREU LIRA

Orientador(a): Profa. Dra. Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins

 

 

ENSINO DE GRAMÁTICA: REFLEXÕES SEMÂNTICAS ACERCA DO ARTIGO

 AUTOR(A): VANESSA PINHEIRO BENTO

Orientador(a): Profa. Dra. Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins

 

 

GÊNERO MEME VERBO-IMAGÉTICO: trabalhando a construção de sentidos de textos multimodais no 9º ano do Ensino Fundamental

 AUTOR(A): MARILUCE LIMA

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

 

INFRAESTRUTURA GERAL E MECANISMOS ENUNCIATIVOS EM RELATOS DE MEMÓRIA PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 AUTOR(A): DARIANA RIBEIRO DE SOUSA

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

LEITURA DO TEXTO DRAMÁTICO EM SALA DE AULA: estratégias de letramento literário no 9º ano do ensino fundamental

 AUTOR(A): ROGÉRIO ALVES DE CARVALHO

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: um olhar para o gênero narrativa de enigma com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

 AUTOR(A): KLEONEIDE MARIA SOUSA SÉRVIO

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

O APAGAMENTO DAS NASAIS EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA NA ESCRITA DE ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR(A): VILMA OLIVEIRA SAMPAIO LEAL

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA DE ORALIDADE EM SALA DE AULA

 AUTOR(A): EVALDO RIBEIRO DE ANDRADE

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

 AUTOR(A): CLÁUDIA LUZ DE SOUSA RIBEIRO

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2017

 

 

ACENTUAÇÃO GRÁFICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 AUTOR(A): IVÂNIA SAILA PESSOA DOS SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

  

 

O ENSINO DA MARCAÇÃO DE NÚMERO DO SUBSTANTIVO COMUM NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental

AUTOR(A): ANTONIA BARBOSA DE SOUSA FREITAS

Orientador(a): Profa. Dra. Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins

 

 

OS PROCESSOS DE MONOTONGAÇÃO E DITONGAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo com base nos processos fonológicos

 AUTOR(A): CÍNTHYA NICOLÉIA MARISTÊNIA FÉLIX DA CUNHA

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

PRÁTICAS LITERÁRIAS NA ESCOLA COM O GÊNERO CORDEL: do folheto ao ciberespaço

 AUTOR(A): ASTROGILDA MARIA DE SOUSA

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2016

 

 

A CONTINUIDADE E A PROGRESSÃO DE SENTIDO DO TEXTO A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS DE REPETIÇÃO E DE SUBSTITUIÇÃO

 AUTOR(A): GILVANA MENDES DA COSTA

Orientador(a): Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

 

 

A HIPO E A HIPERSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma reflexão na perspectiva da Prosódia

 AUTOR(A): ANA LUCIA GASPAR DA CRUZ

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO LEITOR: uma proposta de ensino para o 8º ano

 AUTOR(A): EDIGAR PIRES POTY

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

DA ENTREVISTA PARA O TEXTO DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS: um estudo sobre os processos de retextualização

 AUTOR(A): RODGER MARQUES DE SOUZA FEITOSA

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

HARMONIA VOCÁLICA: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano de uma escola pública em Codó – Maranhão

 AUTOR(A): MEIRYDIANNE CHRYSTINA DE ALMEIDA SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

LEITURA DE POESIA: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do ensino fundamental

 AUTOR(A): IANE PORTELA GOMES

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

  

 

O APAGAMENTO DAS PREPOSIÇÕES ANTES DE PRONOMES RELATIVOS INTRODUTÓRIOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

 AUTOR(A): ANTONIO DA CRUZ DA SILVA MELO

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

O EMPREGO DAS CATEGORIAS DE MODO E TEMPO VERBAIS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS: consequência do ensino de Língua

 AUTOR(A): ANTONIA CLEMILDA ALMEIDA COSTA

Orientador(a): Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

 

 

O EMPREGO DE ANÁFORAS DIRETAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO REPORTAGEM

 AUTOR(A): SARAH MARIA MENDES

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

 

OS PROCESSOS REFERENCIAIS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO CONTO

 AUTOR(A): NOEMI KELLY DE OLIVEIRA CRUZ

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CARTA DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

 AUTOR(A): TATIANA SOARES GOMES

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2015

 

 

A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES NO GÊNERO REPORTAGEM: trabalhando o processo de recategorização

 AUTOR(A): ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

  

A ESCRITA ORTOGRÁFICA DE ALUNOS DO 6º ANO: a motivação fonológica para os erros produzidos

AUTOR(A): MARGARIDA MARIA SILVA MIRANDA

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

A INTERFACE ENTRE SINTAXE E ENUNCIAÇÃO: uma proposta de ensino para os tipos de frases simples para o 9º ano

AUTOR(A): MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

A LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem sociocognitiva

 AUTOR(A): VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS

Orientador(a): Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

 

 

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: da escrita à textualização

 AUTOR(A): SANDRA MARIA LEMOS CAMPELO

Orientador(a): Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

 

 

A PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: o emprego da vírgula e do ponto final nas produções escritas de alunos do 7º ano

 AUTOR(A): NATHÁLIA MARIA LOPES DIAS

Orientador(a): Profa. Dra. Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins

 

  

A PRÁTICA DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: uma proposta de leitura infantil e juvenil para o 6º ano do ensino fundamental

AUTOR(A): ESTELA KNITTER BARROS

Orientador(a): Profa. Dra. Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins 

 

 

A PRODUTIVIDADE DO GÊNERO TIRA CÔMICA EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR(A): KARPGIANNE MEDEIROS FALCÃO

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

  

AS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS DO FONEMA /S/, EM ATAQUE SILÁBICO, NA ESCRITA DOS ALUNOS DO 6º ANO: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia

 AUTOR(A): CRISTIANE SILVA DOS SANTOS MONÇÃO

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

  

APRENDIZAGEM ORTOGRÁFICA DO FONEMA /s/: um estudo sobre as representações múltiplas nos ditados imagéticos e nas produções escritas de alunos do 5º ano

AUTOR(A): MARIA ALDETRUDES DE ARAÚJO MOURA PAULA QUADROS

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva

 

 

DO ORAL PARA O ESCRITO: a retextualização com alunos do 7º ano

 AUTOR(A): ISABEL MARIA SOARES DA COSTA CARVALHO

Orientador(a): Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

 

 

GRAMÁTICA E ENSINO: ampliando o desempenho linguístico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca da concordância verbal

AUTOR(A): LEYRSON DA SILVA SANTOS

Orientador(a): Prof. Dr. Raimundo Francisco Gomes

 

 

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: uma mediação de leitura do conto no 8º ano do Ensino Fundamental

 AUTOR(A): MARIA DE JESUS SANTIAGO DA MATTA

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

NOTÍCIA NA ESCOLA: uma proposta para o ensino na educação básica

AUTOR(A): BEATRIZ GONÇALVES DA SILVA

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

O APAGAMENTO DO R EM FINAL DE VERBOS NA ESCRITA DE ALUNOS DO SEXTO ANO: design pedagógico e roteiro para um objeto de aprendizagem

 AUTOR(A): MARCELINO RODRIGUES CUTRIM NETTO

Orientador(a): Profa. Dra. Lucirene da Silva Carvalho

 

 

O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA: estratégias teórico-metodológicas para o ensino na Educação Básica

AUTOR(A): FABIANA GOMES AMADO

Orientador(a): Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo

 

 

O TEXTO POÉTICO NA SALA DE AULA: uma proposta de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental

AUTOR(A): CARLOS CÉSAR GONÇALVES FURTADO

Orientador(a): Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito

 

 

REFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS MULTIMODAIS: trabalhando o gênero tirinha

 AUTOR(A): ADRIELA JORGE DOS REIS DE SOUSA

Orientador(a): Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima

 

 

REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE ALUNOS DE 6º ANO ACERCA DAS PROPRIEDADES ORTOGRÁFICAS

 AUTOR(A): MARIA MEYRE GOMES NUNES

Orientador(a): Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva