Artigo: PREFIGURAÇÕES DA ATIVIDADE DE TUTORIA NO DISCURSO NORMATIVO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.
Autora: Shirlei Marly Alves.
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/8353
Capítulo de livro: O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DETERMINAÇÕES E REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000.
Autoras: Nathalee Paloma Souza Vieira e Shirlei Marly Alves.
https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3891
Capítulo de Livro: LEITURA DE TIRINHAS: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Sônia Suely Ribeiro dos Santos Castro.
Artigo: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A PRODUÇÃO DE FANFICS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Maria Bethânia dos Santos Almeida.
http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2176/1246
Artigo: BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA E FORMAÇÃO DE LEITORES:
SUBJETIVIDADES EM CONTEXTO.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Luzimar Silva de Lima.
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7224
Artigo: ABORDAGEM DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS:
REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Nathalee Paloma Souza Vieira.
https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/view/11580
Artigo: CENAS DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: o filme como estratégia didática para a produção do gênero comentário crítico.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Clênia Maria Oliveira Lima.
https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/view/11580
Artigo: O GÊNERO TEXTUAL MAPA CONCEITUAL: COMPREENDENDO-O E CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA NESSE GÊNERO.
Autores: Shirlei Marly Alves e João Irene da Silva Neto.
http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/116
Artigo: DOS BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA AO CÂNONE LITERÁRIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO POSSIBILIDADE.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Luzimar Silva de Lima.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa
Artigo: A ESCRITA DE RESUMOS NO QUADRO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Benedito Gomes Bezerra.
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982021000100197&script=sci_arttext
Artigo: METACOGNIÇÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 9º ANO NA LEITURA DE MANCHETES E LEADS.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Gerson Sousa Félix Teixeira.
http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/issue/view/206/showToc
Artigo: ESCRITA NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS COM GÊNERO RESUMO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Francisco das Chagas Gonçalves Oliveira.
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/19331/12558/
Artigo: ORALIDADE E AS ESTRATÉGIAS DE PROGRESSÃO TEMÁTICA: PRÁTICAS COM O GÊNERO SEMINÁRIO EM UMA TURMA DE 9º ANO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Evaldo Ribeiro de Andrade.
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/38616
Artigo: ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS EM MONOGRAFIAS DE LETRAS.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Ana Jackelline Pinheiro Porto.
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/239
Artigo: PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS DE PRODUTOS CAPILARES.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Maria Eliana Ferreira Fernandes.
Artigo: A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DOS ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS NO CONTEXTO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Pérola de Sousa Santos.
https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1384
Artigo: AS CONSTRUÇÕES ARGUMENTATIVAS EM NOTAS DE ESCLARECIMENTO REFERENTE À OPERAÇÃO CARNE FRACA.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Francisco Herbert da Silva.
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/download/87/114/
Artigo: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO “LOBO MAU” NA OBRA A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, DE JON SCIESZKA.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Osilene Xavier do Nascimento.
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5517
Artigo: ARGUMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Simone Rego Fontinele.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.07
Artigo: CONCEPÇÕES DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA SUBJACENTES ÀS TIRINHAS COM A PERSONAGEM MAFALDA.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Simone Rego Fontinele.
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3013
Artigo: A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 9° ANO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Maria Betânea Luz Moura de Melo.
https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1268
Artigo: AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO VONTADE DE SABER PORTUGUÊS, DO 8º ANO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Carmem Lúcia da Cunha Rocha.
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/download/1877/1705/
Artigo: CARTA DO LEITOR: ANÁLISE DE ELEMENTTOS DA ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Antônia Cláudia de Carvalho Rocha.
http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/19338
Artigo: GÊNEROS TEXTUAIS E ARGUMENTAÇÃO: PROPOSTAS DE ENSINO DO ARTIGO DE OPINIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS.
Autora: Bárbara Olímpia Ramos de Melo.
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104112/146239
Artigo: DO IMPRESSO AO DIGITAL: uma análise retórico-interacionista do gênero abaixo-assinado.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Letícia Queiroz Pereira.
http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1497
Artigo: ENSINO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: abordagens presentes no livro didático.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Luna Karoline Sousa Rocha.
http://www.filologia.org.br/rph/ANO24/72supl/135.pdf
Livro: ENSINO DE GRAMÁTICA: reflexões sobre a Semântica do Português Brasileiro.
Organização: Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins e Ana Lucia de Paula Müller (USP).
Artigo: QUANTIFICAÇÃO NOMINAL E O ENSINO DOS PRONOMES INDEFINIDOS.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges.
Artigo: A SEMÂNTICA DOS NOMINAIS NUS E O ENSINO DA CRASE.
Autores: Nize Martins Paraguassu, Rivanildo Borges e Ana Lucia de Paula Müller.
http://semanticaensino.fflch.usp.br/
Artigo: OBSERVAÇÕES SEMÂNTICAS SOBRE O ESTUDO DA CRASE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges.
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/37
Artigo: A SEMÂNTICA DOS NOMES NUS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO EM TERESINA – PI.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges.
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/20402
BARE PLURALS AND ACHIEVEMENTS: a case study of aspectual verbs. Journal of Portuguese Linguistics,
Autores: PARAGUASSU, Nize; BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M.V. ;
A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO NAS LÍNGUAS NATURAIS.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Ana Lucia de Paula Müller
Revista Brasileira de Letras (UFSCar), v. 73, p. 65-75, 2008.
ADISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO E A EXPRESSÃO DE NÚMERO NO SISTEMA NOMINAL.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Ana Lucia de Paula Müller.
Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 23, p. 65-83, 2007.