PRODUÇÃO ACADÊMICA

 

 

Artigo: PREFIGURAÇÕES DA ATIVIDADE DE TUTORIA NO DISCURSO NORMATIVO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Autora: Shirlei Marly Alves

 

https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/8353

 

Capítulo de livro: O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DETERMINAÇÕES E REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000
Autoras: Nathalee Paloma Souza Vieira e Shirlei Marly Alves

 

https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3891

 

Capítulo de Livro: LEITURA DE TIRINHAS: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoras: Shirlei Marly Alves e Sônia Suely Ribeiro dos Santos Castro

 

https://eae9433a-7e4b-459c-84aa-1c016999e87d.filesusr.com/ugd/c7d661_3923a2f245ca4af297838f2d74e9e7f4.pdf

 

Artigo: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A PRODUÇÃO DE FANFICS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autoras: Shirlei Marly Alves e Maria Bethânia dos Santos Almeida

 

http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2176/1246

 

Artigo: BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA E FORMAÇÃO DE LEITORES:
SUBJETIVIDADES EM CONTEXTO
Autoras: Shirlei Marly Alves e Luzimar Silva de Lima

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7224

 

Artigo: ABORDAGEM DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS:
REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000
Autoras: Shirlei Marly Alves e Nathalee Paloma Souza Vieira

https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/view/11580

 

Artigo: CENAS DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: o filme como estratégia didática para a produção do gênero comentário crítico
Autoras: Shirlei Marly Alves e Clênia Maria Oliveira Lima

https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/view/11580

 

Artigo: O GÊNERO TEXTUAL MAPA CONCEITUAL: COMPREENDENDO-O E CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA NESSE GÊNERO
Autores: Shirlei Marly Alves e João Irene da Silva Neto

http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/116

 

Artigo: DOS BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA AO CÂNONE LITERÁRIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO POSSIBILIDADE
Autoras: Shirlei Marly Alves e Luzimar Silva de Lima

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa

 

Artigo: A ESCRITA DE RESUMOS NO QUADRO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Benedito Gomes Bezerra

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982021000100197&script=sci_arttext

 

Artigo: METACOGNIÇÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 9º ANO NA LEITURA DE MANCHETES E LEADS

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Gerson Sousa Félix Teixeira

http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/issue/view/206/showToc

 

Artigo: ESCRITA NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS COM GÊNERO RESUMO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Francisco das Chagas Gonçalves Oliveira

https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/19331/12558/

 

Artigo: ORALIDADE E AS ESTRATÉGIAS DE PROGRESSÃO TEMÁTICA: PRÁTICAS COM O GÊNERO SEMINÁRIO EM UMA TURMA DE 9º ANO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Evaldo Ribeiro de Andrade

https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/38616

 

Artigo: ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS EM MONOGRAFIAS DE LETRAS

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Ana Jackelline Pinheiro Porto

https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/239

 

Artigo: PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS DE PRODUTOS CAPILARES

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Maria Eliana Ferreira Fernandes

http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/download/1937/764#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20contextual%20e%20a,e%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20e%20promov%C3%AA%2Dlo

 

Artigo: A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DOS ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS NO CONTEXTO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Pérola de Sousa Santos

https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1384

 

Artigo: AS CONSTRUÇÕES ARGUMENTATIVAS EM NOTAS DE ESCLARECIMENTO REFERENTE À OPERAÇÃO CARNE FRACA

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Francisco Herbert da Silva

https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/download/87/114/

 

Artigo: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO “LOBO MAU” NA OBRA A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, DE JON SCIESZKA

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Osilene Xavier do Nascimento

https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5517

 

Artigo: ARGUMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Simone Rego Fontinele

http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.07

 

Artigo: CONCEPÇÕES DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA SUBJACENTES ÀS TIRINHAS COM A PERSONAGEM MAFALDA

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Simone Rego Fontinele

https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3013

 

Artigo: A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 9° ANO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Maria Betânea Luz Moura de Melo

https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1268

 

Artigo: AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO VONTADE DE SABER PORTUGUÊS, DO 8º ANO

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Carmem Lúcia da Cunha Rocha

https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/download/1877/1705/

 

Artigo: CARTA DO LEITOR: ANÁLISE DE ELEMENTTOS DA ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Antônia Cláudia de Carvalho Rocha

http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/19338

 

Artigo: GÊNEROS TEXTUAIS E ARGUMENTAÇÃO: PROPOSTAS DE ENSINO DO ARTIGO DE OPINIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS

Autora: Bárbara Olímpia Ramos de Melo

https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104112/146239

 

Artigo: DO IMPRESSO AO DIGITAL: uma análise retórico-interacionista do gênero abaixo-assinado

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Letícia Queiroz Pereira

http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1497

 

Artigo: ENSINO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: abordagens presentes no livro didático

Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Luna Karoline Sousa Rocha

http://www.filologia.org.br/rph/ANO24/72supl/135.pdf

 

Livro: ENSINO DE GRAMÁTICA: reflexões sobre a Semântica do Português Brasileiro

Organização: Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins e Ana Lucia de Paula Müller (USP)

http://semanticaensino.fflch.usp.br/sites/semanticaensino.fflch.usp.br/files/inline-files/Ensino_Gramatica%20ebook-compactado.pdf

 

Artigo: QUANTIFICAÇÃO NOMINAL E O ENSINO DOS PRONOMES INDEFINIDOS

Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges

 

Artigo: A SEMÂNTICA DOS NOMINAIS NUS E O ENSINO DA CRASE

Autores: Nize Martins Paraguassu, Rivanildo Borges e Ana Lucia de Paula Müller

http://semanticaensino.fflch.usp.br/

 

Artigo: OBSERVAÇÕES SEMÂNTICAS SOBRE O ESTUDO DA CRASE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges

https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/37

 

Artigo: A SEMÂNTICA DOS NOMES NUS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO EM TERESINA – PI.

Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/20402

 

BARE PLURALS AND ACHIEVEMENTS: a case study of aspectual verbs. Journal of Portuguese Linguistics,

Autores: PARAGUASSU, Nize; BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M.V. ;

https://www.researchgate.net/publication/304212778_Bare_plurals_and_achievements_a_case_study_of_aspectual_verbs

 

A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO NAS LÍNGUAS NATURAIS.

Autores: Nize Martins Paraguassu e Ana Lucia de Paula Müller

Revista Brasileira de Letras (UFSCar), v. 73, p. 65-75, 2008.

 

ADISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO E A EXPRESSÃO DE NÚMERO NO SISTEMA NOMINAL.

Autores: Nize Martins Paraguassu e Ana Lucia de Paula Müller

Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 23, p. 65-83, 2007.